espaço arte contemporânea

Exposições

Outras Zonas de Contacto. Imagens de uma colecção privada

Comissariado: Vítor Pires Vieira e Lúcia Marques

06 de Novembro de 2007 a 06 de Janeiro de 2008

No âmbito do seu ciclo Obras de colecções públicas e privadas, a fundação carmona e costa e o Museu da Cidade apresentam, pela primeira vez ao público, a Colecção de Fotografia e Américo Marques dos Santos. Reúne em mais de cem obras um conjunto de 31 autorias internacionais e nacionais, essenciais para a compreensão da produção fotográfica contemporânea. A exposição realiza-se em dois espaços que conjugam perspectivas complementares.

A Colecção de Fotografia de Américo Marques dos Santos foi constituída nos últimos 5 anos sob orientação do artista plástico Pires Vieira, privilegiando a renovação contemporânea do retrato enquanto género fotográfico e as influências decisivas de outros universos criativos (tais como a pintura, o cinema e a publicidade) na abordagem ao real. Foi também dada uma atenção especial às diferentes arquitecturas que compõem a paisagem pós-moderna. A Colecção cresceu alicerçada em núcleos autorais que permitem dar a ver a multiplicidade de usos e problemáticas que caracterizam o percurso de cada artista, fornecendo em simultâneo um panorama alargado do domínio do "fotográfico" no circuito da arte contemporânea internacional.

Concebida como uma apresentação articulada em duas instituições que assim propõem um percurso expositivo na cidade - fundação carmona e costa (espaço arte contemporânea) e Museu da Cidade (Pavilhão Preto) - esta mostra procurará reflectir a diversidade de tendências que caracteriza a Colecção de Américo Marques dos Santos, evidenciando os diferentes posicionamentos artísticos, processos de trabalho e reflexões críticas subjacentes ao corpus de imagens em foco.

Da série "The Last Resort",1983, Martin Parr

© Copyright , Fundação Carmona e Costa.