Exposições
Moradas
Ana Vieira, Fernanda Fragateiro, CatarinaCâmara Pereira, Fernando Brízio.
Curadora: Sara Antónia Matos
De 26 de Fevereiro a 12 de Abril 2008
Excepcionalmente a fcc estará fechada no Sábado 22/03/2008
Os quatro artistas desta mostra reúnem trabalhos sob o tecto de um projecto comum "para ensaiar um desenho do mundo. Não é de divisões que esta "casa" se compõe. Na verdade portas, janelas e vãos, se existem, não abrem senão para espaços já dissolvidos. São casas dentro de casas ou espaços delineados no espaço. Este percorre-se. E percorre-se outra vez. E poderia percorrer-se infinitamente sem se encontrar um lugar estável, comum, próprio para poisar. Tem-se sempre a sensação de se estar em lugares contíguos. As edificações observam-se de cima, por fora, de dentro... todas as coordenadas espaciais são aqui desconstruídas. Como poderia qualquer abrigo, sustentar-se em tal vão?" , como escreve a curadora, Sara Antónia Matos no catálogo.
As obras dos quatro artistas aliciam o espectador a uma experiência sensitiva, tanto da escolha dos seus elementos constituintes como da organização destes num tipo particular de estrutura espacial, apelando à presença do seu corpo que constrói com elas uma relação singular. Nesta dinâmica processual, as obras tornam-se instrumento ou dispositivo, incompleto em si, realizando-se plenamente no movimento relacional por entre, no espaço do encontro entre o mesmo e o outro.
As conversas e a viva troca entre os artistas ao longo da realização deste projecto encontram, à surdina, o seu prolongamento no relacionamento das obras entre si, que convidam, por sua vez, os visitantes de habitar o espaço por entre elas. Deste modo vê-se a partir do vazio o vazio e só há a visão que flúi.
Sexta-feira, dia 04 de Abril de 2008, pelas 18h30
Conversa com os artistas com exposição ao fundo. Os quatro artistas em conversa com Sara Antónia Matos e visita guiada.
No âmbito da exposição MORADAS, a fundação carmona e costa promove no seu espaço arte contemporânea uma conversa entre os quatro artistas desta mostra, Ana Vieira, Catarina Câmara Pereira, Fernanda Fragateiro e Fernando Brízio e a curadora Sara Antónia Matos. Segue-se uma visita guiada e debate geral. As obras dos quatro artistas que compõem a exposição aliciam o espectador a uma experiência sensitiva, tanto da escolha dos seus elementos constituintes como da organização destes num tipo particular de estrutura espacial, apelando à presença do corpo que constrói com elas uma relação singular. Nesta dinâmica processual, as obras tornam-se instrumento ou dispositivo, incompleto em si, realizando-se plenamente no movimento relacional por entre, no espaço do encontro entre o mesmo e o outro.